A Tecnologia da Informação é um conjunto de tecnologias e soluções computacionais que permitem que haja obtenção, armazenamento, gerenciamento, processamento, proteção e uso de dados e informações.
Ela tem como principal objetivo auxiliar o usuário a alcançar um determinado objetivo, sendo assim, pode ser uma ótima alternativa para ajudar na vida acadêmica e profissional. Confira a seguir!
Como aplicar Tecnologia da Informação na vida acadêmica
1. Sala de aula invertida
A sala de aula invertida é uma metodologia que se potencializou no ano de 2007, nos Estados Unidos da América, com os professores Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams e continua sendo uma ótima opção para quem deseja aprender de uma forma diferente da convencional.
Esta estratégia pedagógica tem como objetivo usar o melhor dos recursos presenciais e, principalmente, virtuais, para facilitar a aprendizagem dos estudantes. Além disso, otimiza o tempo dos alunos e dos professores, o que é extremamente importante.
Na sala de aula invertida é utilizado um ambiente virtual, com vídeo-aulas, textos e outros conteúdos, onde o estudante deve montar um material que será apresentado aos colegas em um encontro semanal para discutir a pauta em questão.
2. Aplicativos para o estudo
Há alguns anos os smartphones se tornaram muito mais utilizados para pesquisas do que os computadores de mesa. O tráfego online via dispositivos móveis ser maior do que o via desktops mostra isso.
Sendo assim, os aplicativos para estudo se tornaram extremamente úteis e indispensáveis para quem possui uma vida acadêmica, uma vez que estamos diariamente com um celular em mãos, podendo estudar em qualquer horário ou lugar.
Como aplicar Tecnologia da Informação na vida profissional
1. Cloud computing
Uma das tecnologias mais utilizadas dentro das empresas é o armazenamento de informações na nuvem, afinal, são muitos os dados importantes que não podem ser perdidos, desde documentos, informações sobre aplicativo para força de vendas, planejamentos, finanças etc.
E o Cloud Computing é uma ferramenta que vai além dessa funcionalidade, pois inclui acesso remoto aos sistemas da empresa e utilização de recursos terceirizados sob demanda.
Além disso, os sistemas de Cloud Computing auxiliam pequenas empresas a se desenvolverem mais rápido, pois não é mais necessária uma estrutura própria para acessar determinadas funcionalidades.
2. Bots
Os Bots, também conhecidos como “robôs”, começaram a fazer sucesso há alguns anos, mas ainda se mantêm fortes no mercado se tratando do âmbito profissional. E a tendência é que permaneçam em alta por muito tempo.
Bots são, basicamente, sistemas que simulam ações humanas com base em padrões pré-programados, ou seja, eles substituem o atendimento humano oferecendo atendimento por texto, através de respostas automáticas relacionadas ao negócio em questão. No entanto, eles também podem ajudar em simulações de comportamento do público.
Então, profissionalmente falando, esta é uma tecnologia que, com a programação adequada, pode ficar encarregada de várias funções básicas e necessárias de atendimento ou interação com os clientes, tornando possível focar em outros pontos importantes do trabalho, além de oferecer para os usuários uma ótima experiência.