Ronco: saiba porque os homens roncam mais e como prevenir!

Você ronca? Pois essa é uma pergunta difícil de responder, visto que na maioria das vezes, apenas quem sabe disso é a pessoa que divide a cama com a gente. Além de ser um incômodo para a pessoa que dorme ao seu lado, o ronco também demonstra ser um alerta de que o organismo tem algum problema.

Entre 30% e 40% são atingidos pelo ronco nos adultos, considerado um distúrbio respiratório. Também demonstra que há uma frequência maior nos homens, por conta das diferenças biológicos e fisiológicas entre o corpo masculino e o feminino. O ronco afeta 24% dos homens, enquanto as mulheres são 18%.

Tipos de ronco

Existem dois tipos de ronco, um é o rítmico e o outro é o posicional. O posicional vai produzir o mesmo som durante a noite e costuma ser um tipo benigno. Porém o rítmico conta com um barulho que vai aumentando e diminuindo, apresentando também intervalos de silencio. Esse é um tipo de ronco que precisa de ajuda médica.

Os casos de Ronco Manaus em que se percebe que é um ronco rítmico demonstram a necessidade de procurar por atenção médica, visto que pode ser um sinal da apendia do sono, uma doença que causa a parada respiratória, durando pelo menos 10 segundos.

Uma das causas principais do ronco é a maneira com que a pessoa dorme. Por isso, dormir de barriga para cima não é uma das recomendações, o que cria a necessidade de ter um hábito para buscar novas posições. A melhor postura indicada é a lateral, deixando o pescoço reto e a coluna cervical juntamente alinhada. Isso garante que o ar não vai ser interrompido durante o sono.

Outro dos fatores que causam o ronco é a obesidade. Para os homens, essa é uma tendência que acaba fazendo com que a barriga o pescoço engorde, contribuindo bastante para que o ronco seja mais frequente e ainda tenha um ruído mais alto.

 Quando a pessoa está dormindo, os músculos que ficam envolta da traqueia não conseguem suportar a gordura em sua volta. Quando se deita de costas, o tecido adiposo acaba aumentando a pressão das vias áreas, o que as deixa bloqueadas e provoca o ronco. Além disso, usar calmantes e consumo de álcool tem uma forte influência também, pois acabam relaxando o músculo da faringe.

Tratamento para o ronco

O tratamento para ronco tem duas maneiras de ser feito. Nos homens que apresentam um problema mais grave, a recomendação é buscar a orientação de profissionais para ter um diagnóstico mais preciso. Para os casos iniciais, é importante tentar mudar de posição durante a noite, podendo resolver.

A reeducação da postura durante o sono é muito importante, visto que a pessoa consegue aprender a dormir da maneira correta. A mais recomendada é a posição lateral, ainda adicionando dois travesseiros, um para o apoio da cabeça e outro para os joelhos. Esse encaixe faz com que seja a melhor posição para evitar o ronco e boa para a coluna também.