Ciências da Saúde em Pauta: Saiba agora porque infiltrações podem causar quadros agravados de bronquite, sinusite, rinite e asma!

Existem pessoas que só vivem com problemas respiratórios e muitas delas não fazem ideia que a causa do problema está na sua casa.

Com o período do inverno chegando, aumenta também o número de casos de bronquite, sinusite, rinite, asma e outros problemas respiratórios. Um dos motivos são as infiltrações que há nas paredes e tetos. Algumas dessas infiltrações podem ficar em uma região que não é vista com muita facilidade.

Mas como um problema como infiltração, pode agravar ou provocar problemas respiratórios tão sérios? Saiba agora neste artigo.

Os riscos a saúde quando há infiltrações

As infiltrações podem oferecer muitos riscos à saúde, pois onde há esse problema há também mofo e bolor, microorganismos que não são vistos a olho nu e que causam muitos problemas de saúde.

Eles se desenvolvem em locais úmidos e escuros, com pouca ventilação. Por isso, quando há uma infiltração na parede de um quarto, por exemplo, o mofo toma conta. Com isso, quem tem sinusite, rinite, asma, bronquite e outros problemas respiratórios, podem ter o quadro agravado.

Além de agravar quadros respiratórios, a condição também favorece ao surgimento de irritação na garganta e nos olhos, espirro, tosse, coriza, dor de cabeça, entre outros.

O que causa as infiltrações?

As infiltrações não surgem do nada, elas são causadas, na maioria das vezes, por encanamentos com vazamentos, porém, essas tubulações são, geralmente, embutidas nas paredes. Mas também podem ser encanamentos expostos, que ao vazar, causam a infiltração.

Problemas no telhado ou laje também podem favorecer o surgimento de infiltrações, especialmente quando chove. A infiltração também pode vir da casa do vizinho ou da instalação incorreta da caixa d’água.  

Como detectar uma infiltração?

Para detectar uma infiltração é preciso fazer uma vistoria na casa de tempos em tempos. Verificar as condições das paredes, especialmente aquelas que ficam escondidas atrás de alguma mobília.

Também é preciso verificar a condição do telhado e paredes em tempos de chuva, para verificar se alguma área não está com infiltração. Caso você encontre uma mancha de água na parede, teto ou piso, isso significa que há uma infiltração.

O que fazer quando há uma infiltração?

Quando há uma infiltração o melhor é resolver logo o problema. Se a infiltração já causou problemas como mofo, o mais indicado é isolar o ambiente enquanto o problema não é resolvido.

Não tente consertar as infiltrações de água, se você não tem conhecimento técnico e habilidades para isso, pois o problema pode se tornar maior. O melhor a fazer, é contratar um profissional ou uma empresa especializada no assunto.

Vantagens de contratar uma empresa especializada

Há muitas vantagens em contratar uma empresa especializada. Por exemplo, o serviço vai ser feito de forma rápida, por profissionais, além disso, você vai ter a garantia de que o serviço foi bem feito e que tal problema não vai lhe trazer dor de cabeça novamente.

Uma empresa de caça vazamento na Zona Norte de São Paulo pode ajudar você a resolver o seu problema com infiltração.