O nosso cérebro é uma máquina perfeita, mas que de vez em quando precisa de manutenção. Isso é feito por meio de exercícios mentais e através da alimentação. O chocolate pode ser muito benéfico para o cérebro, no entanto, precisa ser aquele chocolate com maior nível de cacau.
Diversos hormônios e substâncias químicas são liberadas quando comemos chocolate. Sendo assim, é natural que haja uma mudança no humor, disposição, sono e apetite. Você já viu alguém comer chocolate e ficar triste? Dificilmente!
A liberação do hormônio serotonina é um dos principais benefícios que esse ingrediente pode oferecer para a saúde cerebral.
Quais os benefícios que o chocolate pode promover à saúde do cérebro?
Pode ter certeza que os benefícios são muitos, no entanto, quando consumidos sem exageros, afinal de contas, tudo demais é veneno. Veja agora alguns benefícios para o cérebro que se destacam, quando comemos chocolate.
Diminuem os sintomas da depressão
O nosso cérebro reage de maneira positiva quando estamos num quadro depressivo e comemos chocolate. Isso acontece porque esse ingrediente tem um neurotransmissor chamado feniletilamina, que regula o humor e libera endorfinas, promovendo um bem-estar cerebral.
Ele também contém aminoácido triptofano, importante para a produção de serotonina, conhecido como hormônio da alegria. Mas atenção, apenas o chocolate amargo pode ajudar no caso da depressão.
Melhora as funções cognitivas
Outro benefício muito importante do consumo de chocolate diz respeito às funções cognitivas, que são habilidades que o nosso cérebro desenvolve para fazer atividades do dia a dia, além de nos ajudar a tomar decisões cotidianas.
Assim, a pessoa consegue absorver uma informação e processá-la de forma mais rápida. Dessa forma, podemos dizer que o chocolate é bom para melhorar o aprendizado, memorização e o raciocínio.
Ativa a neuroquímica da paixão
O chocolate consegue fazer o cérebro liberar os mesmos hormônios que são liberados quando uma pessoa se apaixona. É por isso que há um sentimento de amor por chocolate. Além disso, é um dos presentes mais usados entre casais.
Reduz processos inflamatórios
Os processos inflamatórios podem atingir a saúde mental causando depressão, transtorno de humor, esquizofrenia, TOC, insônia, inclusive doença de Alzheimer. Quando há um consumo de chocolate amargo, essa inflamação é reduzida, já que os flavonoides têm funções antioxidantes e anti-inflamatórios.
Além disso, seu consumo também ajuda a regular a pressão sanguínea no cérebro, evitando vários tipos de problemas.
Como consumir chocolate diariamente?
Muitas pessoas estão, neste momento, aprendendo como fazer ovos de páscoa para vender, e nem imaginam que o chocolate promove tantos benefícios à saúde cerebral.
Algumas empresas, como a Docinha com cursos gourmet, promovem a conscientização de seus alunos sobre os benefícios que o ingrediente pode trazer para o cérebro. Geralmente, essas empresas ensinam a quantidade correta e as formas de consumir esse alimento tão gostoso.
Não há muito segredo! A melhor opção de chocolate é sempre aquela que está na sua forma mais pura, ou seja, amarga. A quantidade de chocolate diária varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem uma necessidade diferente.