Ciências da Saúde: Descubra agora as principais curiosidades sobre os profissionais infectologistas!

Os infectologistas são formados em medicina e atuam diretamente no estudo, pesquisa, combate, tratamento e prevenção de doenças infecciosas causadas por agentes como vírus, bactérias, parasitas, fungos e outros microorganismos. Deste modo, estes profissionais são considerados extremamente importantes para a saúde pública. 

Isso se dá, pois, ainda hoje existem inúmeros óbitos ocasionados por infecções. Um exemplo claro e recente desse quadro, é a pandemia de covid-19, onde o vírus SARS-CoV-2 atingiu fatalmente mais de 6 milhões de pessoas ao redor do mundo. 

Nessa época e atualmente, diversos médicos dessa especialidade trabalharam muito para salvar os sobreviventes. Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar as principais curiosidades sobre os profissionais infectologistas, evidenciando sua relevância para a medicina. Não deixe de conferir!

Atenção!

Antes de conhecermos as curiosidades sobre o ramo, é de extrema importância mencionar que se você ou algum familiar estiver apresentando sintomas difíceis de diagnosticar, vale a pena procurar um profissional. Se for residente de alguma capital, facilmente encontrará indicações de médico Infectologista em São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro. 

No entanto, se for de cidades do interior, busque indicações com outros profissionais da medicina. Assim, é possível evitar diagnósticos tardios ou mesmo desenvolver complicações. Vale salientar que a necessidade de buscar um infectologista surge, geralmente, após a consulta com médicos generalistas. 

Curiosidades

Acompanhe a seguir para conhecer as principais curiosidades sobre os profissionais infectologistas!

Diversidade de áreas de atuação 

Os infectologistas, assim como diversos outros do ramo da medicina, podem atuar em diversas áreas diferentes. Afinal, na saúde é comum que uma área possua inúmeras subáreas. Deste modo, os principais subsegmentos que estes profissionais podem exercer, são: 

  • Infectologia Hospitalar; 
  • Infectologia Pediátrica;
  • Infectologia Ambulatorial;
  • Infectologia em Saúde Pública; 
  • Controle de Infecção Hospitalar;
  • Imunossuprimidos Não-AIDS; 
  • Interconsultas em Infectologia;

Habilidades Globais 

Os profissionais infectologistas devem ter um perfil global de habilidades de atuação. Afinal, precisam ter desenvolvidas as capacidades críticas e analíticas para verificar as nuances de cada caso, realizar diagnósticos corretos e adotar tratamentos ou medidas de prevenção adequados. 

Além disso, por estarem sempre lidando diretamente com pacientes, estes precisam ser empáticos, cuidadosos, humanizados e educados. Tudo isso permite consultas mais dinâmicas, completas e seguras para a pessoa que está sendo atendida.

Salários Excelentes

Geralmente, os salários dos infectologistas são considerados excelentes, podendo chegar a casa dos R$ 7.000 em cargas horárias altamente razoáveis. Deste modo, vale a pena dedicar os anos de estudo e investir na carreira, uma vez que o retorno financeiro pode ser garantido aos profissionais. 

No entanto, vale mencionar que a média salarial pode variar, já que depende da área de atuação, do local, da cidade e do estado em questão. 

É uma profissão em expansão 

Os infectologistas são profissionais de alta relevância médica, que fazem toda a diferença para a saúde pública. Isso se dá, pois, as doenças infecciosas nunca deixaram de ocorrer e conforme experienciado com o covid-19, estas podem causar danos irreversíveis e obterem mutações rapidamente. 

Diante disso, cada dia mais médicos estão buscando se especializar e realizar a residência na área, que não exige nenhum pré-requisito e tem uma duração de 3 anos. Segundo a plataforma FgMed, atualmente, já existem mais de 3.700 infectologistas registrados no Brasil.