Alguns avanços da medicina são fascinantes, é o caso dos implantes dentários. Hoje em dia, muitas pessoas realizam esse procedimento, com muito sucesso graças ao apoio tecnológico. Mas nem sempre foi assim!
A verdade é que essa é uma área que está sempre evoluindo, promovendo mais conforto e segurança para as pessoas, ajudando-as a melhorar a respiração, mastigação e até mesmo na fala.
Saiba agora qual é a história e como foi a evolução dos implantes dentários!
Como surgiu o implante dentário?
Como os implantes dentários já eram uma necessidade da antiga sociedade humana, há muitos relatos de materiais que foram usados na arcada para ajudar na mastigação e outros problemas de saúde bucal.
A história registra que na China, se utilizou pinos de bambus para repor dentes. Há também relatos de um pino de cobre encontrado no maxilar de um rei egípcio. Com o passar do tempo se utilizou também dentes de animais e até mesmo dentes de outras pessoas eram utilizados para o implante.
No século 18, foi utilizado ouro e liga para resolver esse problema dos implantes, mas sem sucesso nos resultados.
Qual foi a participação do dr. Per-Ingvar?
A participação do doutor ortopedista Per-Ingvar ocorreu quando realizou um trabalho com uma equipe de pesquisadores de uma universidade na Suécia, que resultou no descobrimento da osseointegração.
O médico Per-Ingvar descobriu que o titânio pode ser unido ao osso humano, sendo assim, ele viu a possibilidade de implantar esse material como base para os dentes que iriam ser criados artificialmente.
Foi daí que surgiu o pino – base para implantação de coroa – sem a possibilidade do organismo rejeitar.
Quais foram os principais avanços na implantodontia?
Desde então foram muitos os avanços na implantodontia com o objetivo de restaurar o sorriso de maneira eficaz, rápida e sem traumas. Confira agora alguns dos principais avanços na implantodontia.
Enxertos ósseos
Um grupo de pesquisadores aqui do Brasil desenvolveram um material que serve como enxerto ósseo, pois quando é implantado, se transforma em osso. Esse material é formado por sílica, cálcio e fósforo.
Escaneamento intraoral
O escaneamento intraoral é um procedimento que registra de forma digital toda a região da boca, incluindo dentes, maxilar, raízes, mandíbulas e gengivas. A partir desse escaneamento, qualquer procedimento posterior será melhor executado, inclusive a criação das próteses.
Impressão 3D
A impressora 3D é utilizada na produção de próteses para a realização dos implantes dentários. Com essa tecnologia, a confecção é feita de forma rápida e precisa, tendo como base o escaneamento intraoral.
Implante sem corte
Essa técnica é tendência e está ganhando força na área da implantodontia.
Os Implantes Dentários causavam um pouco de medo, pois os pacientes achavam que iriam sofrer com cortes em suas gengivas. Mas o implante sem corte é revolucionário!
Com a ajuda da tecnologia, é realizado um planejamento digital para que o cirurgião faça uma pequena incisão exatamente no local apropriado. Isso evita cortes desnecessários, menos pontos, menor quantidade de anestesia e melhor recuperação do paciente.