É muito comum ver bandas fazendo seus ensaios em estúdios montados em casa. Logo no início da carreira é bem complicado assumir os gastos com um estúdio profissional, principalmente se os músicos não são tão conhecidos.
Assim, uma opção mais barata que a tecnologia possibilita é criar um estúdio em casa. Você que pretender montar também um estúdio de música em casa, precisa saber que alguns objetos serão necessários para essa montagem.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você. Confira!
Faça um isolamento acústico
A primeira coisa que você precisa fazer ao decidir montar um estúdio de música em casa é providenciar o isolamento acústico do ambiente.
Esse isolamento pode ser feito com Espuma Acústica para evitar que o som tocado no estúdio atrapalhe os outros moradores da casa e da vizinhança. Além disso, essa espuma vai ajudar também a impedir que ruídos externos interfiram na qualidade do som, prejudicando o trabalho do músico.
Você mesmo pode fazer a aplicação ou contratar um profissional para isso, já que o preço desse serviço geralmente é acessível.
Tenha um computador de qualidade
Logo depois do isolamento, você precisa conseguir um computador de qualidade. Esse equipamento vai ser útil para o processamento e gravação de áudio. Por causa disso, esse instrumento precisa ter muito espaço de memória.
Além disso, o computador precisa ter uma boa velocidade de processamento, para que todos os softwares atuem de modo perfeito. Na hora de compra um computador para essa finalidade, escolha um SSD que geralmente são rápidos e silenciosos, além de ser perfeito para operar software de gravação.
Tenha uma interface de áudio
Um item fundamental que deve ser visto em um computador é a placa de áudio, que em muitos casos é preciso de uma melhoria para produzir gravações de qualidade. É justamente nesse momento em que entra a interface de áudio, ou seja, quando você conecta alguns instrumentos no PC.
Há modelos que devem ser instalados no computador e há modelos que ficam à parte, de acordo com o sistema operacional do PC.
Porém, apesar do modelo, busque mais informações sobre os diversos tipos e qual deles é o melhor para você.
Selecione um software de gravação
Para gravar você vai necessitar de um software. São programas conhecidos como Digital Audio Workstation (DAW) e há muitos modelos no mercado, com diversos preços. As principais DAWs que você encontra no mercado são: Ableton Live, Reaper, FL Studio e Pro Tools.
Adquira um mixer de áudio
Esse é um equipamento encarregado de todas as conexões e também existem vários modelos e marcas. Assim, opte por um mixer de áudio que atenda às suas necessidades e que o valor caiba no seu bolso.
Consiga os microfones
Logo para iniciar, dois microfones são suficientes para produzir uma gravação de qualidade. Quando for comprar, escolha os microfones dinâmicos, que são mais práticos e podem ser usados para som de voz e sons de instrumentos.
Caso os instrumentos possuam um som mais significativo, será necessário um microfone condensador, que é mais sensível e promove uma gravação com mais qualidade.
Obtenha fones de ouvido
Os fones de ouvidos são muito importantes para que você faça o monitoramento do áudio. Mas não é qualquer tipo de fone e sim, o fone circumaural, que são aqueles que possuem apoio de espuma e envolve toda a orelha.