Os jalecos são uma vestimenta que deixou de ser apenas para proteção de profissionais da área médica contra microrganismos nos ambientes hospitalares – o que já é uma utilidade de grande importância – para se transformar em uma linguagem visual em muitas carreiras.
Os modelos vêm se modernizando ao longo dos anos, principalmente com o jaleco feminino que está recebendo modelagens elegantes e tornando mais agradável o visual nos locais onde o jaleco pode ser destacar mais.
E são muitos os profissionais que podem/devem usar jaleco, e vamos falar um pouco deles e como verificar se o seu jaleco é o correto para sua profissão.
Você está usando o jaleco a favor da sua carreira?
Usar um jaleco não pode ser apenas uma forma de proteger suas roupas pessoais ou evitar contato com produtos químicos ou contaminados; ele deve ser tamanho o veículo da sua marca profissional.
Mesmo para profissionais da Saúde, que só podem usar jaleco dentro dos ambientes hospitalares – é proibido usar em locais públicos – o jaleco deve ser pensado esteticamente e visualmente para gerar uma imagem positiva.
Cores
É possível usar jalecos de cores diferentes do tradicional branco; porém, em ambientes onde acontecem procedimentos hospitalares e o profissional lida com respingos de produtos químicos, sangue e fluidos, podem gerar manchas em peças azuis ou verdes, por exemplo.
Isso pode dificultar a limpeza e inutilizar o jaleco – não é correto reusar uma peça manchada, pois espera-se uma roupa impecável.
Linguagem visual
Invista no seu nome (no máximo 2 nomes) e a especialidade em fontes simples de serem lidas – evite as escritas muito rebuscadas. Coloque uma imagem como uma logomarca sua – também pode ser algo oficial sobre sua especialidade.
Mulheres profissionais: existem opções para renovar o estilo do seu jaleco
Existem muitas profissões que usam jaleco, além das médicas:
- Pesquisadoras
- Farmacêuticos
- Esteticistas
- Chefs de cozinha
- Professores (por opção)
E as opções de jaleco feminino, hoje em dia, são muitas, com modelagens mais justas e acinturadas, que dão mais conforto e elegância à profissional, com mudanças em detalhes como as golas e até mesmo o uso de rendas, que suavizam a roupa.
Existem também as muitas opções de tecidos, principalmente os mais leves para os climas quentes do Brasil – considerando os jalecos que podem ser usados em público.
Diferentes profissões, diferentes jalecos
Na escolha do jaleco, é importante que o profissional tenha em mente o estilo que pretende usar pois ele deve estar em sintonia com a atividade e o ambiente.
Para chefs de cozinha e proprietários de restaurante que queiram dar um visual mais moderno no atendimento, os jalecos podem ter uma produção mais elaborada, com detalhes em mangas, barra e gola de tons que harmonizem com a cor da peça, botões mais chamativos e até cores mais escuras, como o bordô.
Porém, estas opções não são recomendadas para a área médica, onde o ideal é o visual mais básico possível e principalmente se grandes peças de detalhe como os botões, esses devem ser os simples. A modelagem pode ser diferente do padrão, desde que não prejudique os movimentos.