Os negócios estão cada vez mais digitais e até mesmo carreiras que sempre foram tradicionalmente presenciais, como os corretores de imóveis, se renderam às amplas possibilidades de sucesso intermediando vendas online.
Ser um corretor online pode ser altamente promissor, e como toda profissão, exigirá muito esforço e disciplina.
Você pensa em ser corretor online? Veja como é prática essa nova profissão. Você também pode ser um, como por exemplo os corretores online do apartamentos Ipanema.
Antes de tudo, qualifique-se
Esse item é fundamental para qualquer atividade e para um corretor é ainda mais. É uma profissão que exige uma série de habilidades interpessoais, conhecimento de legislações específicas e técnicas de negociação e venda.
Existem vários cursos presenciais e online onde você pode obter o conhecimento necessário e executar as suas funções da melhor forma.
Atualize-se constantemente
Hoje em dia a informação muda em questão de dias ou horas. E o mercado, em todos os segmentos, está sendo provado o tempo todo por crises setoriais ou até conjunturais.
Um corretor online precisa estar atualizado sobre tendências de queda ou alta de preços, em quais regiões, empreendimentos que podem valorizar ou depreciar imóveis e temas que podem influenciar o mercado de imóveis direta ou indiretamente – o interesse maior por imóveis mais sustentáveis, por exemplo.
Uso as ferramentas digitais
Para ser um corretor online, parece óbvio dizer que tem de gostar de trabalhar com ferramentas digitais. Mas ainda há profissionais que acham que é apenas algumas fotos, um chat ou whatsapp e nada mais.
Um bom trabalho como corretor online requer o uso efetivo e dinâmico das redes sociais, de interagir em comentários, usar ótimas fotos dos imóveis e principalmente falar sobre aspectos relacionados às regiões onde eles estão – segurança, comércio, meio ambiente e outros temas.
O cliente é cada vez mais exigente. Tenha muita paciência
Somos clientes mais exigentes hoje em dia. De um livro a um imóvel, ninguém compra sem uma boa pesquisa presencial ou online – que já é maioria dos casos. Por este motivo, é preciso conduzir a venda com mais paciência.
E para um corretor online, isso é ainda mais importante, pois ele está lidando com alguém que é totalmente anônimo em termos de compromisso. É preciso conquistar a confiança e investir no relacionamento, porque a compra pode levar meses pra acontecer – e talvez não seja com você.
Invista muito no networking
Mesmo estando online, é possível – e preciso – investir nos relacionamentos – colegas de profissão, ex colegas de empresas, familiares, amigos e influenciadores no meio. São pessoas que sempre terão boas informações, contatos que desejam comprar ou vender um imóvel e poderão recomenda-lo.
A venda sempre é presencial
Por mais eficiente que esteja sendo o seu trabalho com o cliente, com todas as respostas que ele deseja e as boas impressões que você está dando, ainda falta a visita ao imóvel. Ou seja, ainda falta vender.
É no contato presencial que a venda de um imóvel ainda acontece. Seu trabalho online certamente o credencia a fechar a negócio, mas é olhando o imóvel e na linguagem corporal que você concretizará a venda. Ficam algumas dicas simples para este momento:
- Procure vestir-se de forma elegante porém com mais despojamento – você veio da internet e isso confere um dinamismo que o comprador espera, o excesso de formalidade pode inibir e transmitir alguma ideia tradicional
- Desligue o celular e esqueça dos problemas – são algumas centenas de milhares ou alguns milhões, e um negócio nesse nível merece toda a atenção.