O uso de um software para gestão de condomínios pode facilitar em cem porcento a vida do síndico e trazer uma experiência muito melhor para os moradores do prédio.
Otimização do tempo, melhora da comunicação e auxilio de maneira exorbitante em toda a administração do local, são apenas algumas facilidades que o uso dessa ferramenta pode trazer.
Confira abaixo quais são as vantagens de utilizar um software para gerir um condomínio.
Ajuda na comunicação interna
A comunicação é uma parte muito importante dentro de um condomínio, pois a falta dela pode gerar problemas e incômodos desnecessários.
Nos dias de hoje, em que tudo se encontra mais moderno, poucas são as pessoas que checam instrumentos antigos de comunicação em prédios, como os quadros e murais, então, avisos importantes acabam passando despercebidos.
Por meio do software de gestão de condomínios, o síndico, que é o responsável por dar informações aos moradores e funcionários, pode:
- Realizar enquetes;
- Emitir comunicados;
- Convocar assembleias.
Além disso, ele pode contar também com canais de comunicação de forma pública e privada, o que permite que ele possa interagir e conversar com todos que moram no condomínio e, se for necessário, apenas com um morador. Tudo de acordo com a necessidade do momento.
Facilita reservas de áreas comuns
Na maioria dos condomínios é comum que para utilizar alguns espaços ou áreas de lazer do local, como quadra de esportes, salão de festas e churrasqueira, os moradores precisem fazer uma reserva. Porém, quando não há uma boa organização de datas para quando cada um poderá fazer uso dos espaços, também é comum que possa haver disputas e desentendimentos.
Com um software de gestão de condomínios, o síndico poderá fazer melhor o controle do calendário e fazer reservas por registro eletrônico, sem se limitar às agendas, aos papéis ou cadernos de reserva.
Essa ferramenta facilita também a vida do morador ao consultar a disponibilidade das áreas comuns que deseja acessar.
Ajuda no controle financeiro
São muitas as contas a serem pagas dentro de um condomínio. Energia elétrica, água, salário dos funcionários, empresas terceirizadas e muito mais, e isso pode ser uma tarefa complicada quando não se há o conhecimento ou experiência com fluxo de caixa.
O uso de um software de gestão de condomínios dá ao síndico a possibilidade de controlar a entrada e a saída de dinheiro ao longo de cada mês, e também permite que ele emita comunicados on-line aos condôminos, o que facilita bem mais a organização de finanças do prédio.
Traz economia de tempo
São muitas as tarefas que um síndico precisa executar e muitas as coisas que ele precisa estar atento e tomar conta, afinal, é responsabilidade dele controlar literalmente tudo que se passa dentro do condomínio. Resolver conflitos e dúvidas entre os moradores, fazer supervisão dos funcionários, cuidar para que tudo esteja em ordem, realizar pagamentos etc.
E esse é mais um dos grandes motivos para se investir no uso de um software para gerir o condomínio. Com ele, as tarefas são feitas de forma mais rápida, o que faz com que haja redução de tempo e dê ao síndico mais espaço para se voltar para outras melhorias no condomínio.
Otimiza processos
O software para gestão de condomínios é um otimizador de processos. Facilita a gestão de todos os valores a serem pagos, como o salário dos empregados, despesas comuns do prédio e das despesas realizadas a cada mês.
É de extrema importância estar atento à data de pagamento de cada uma delas e pagá-las em dia, pois isso evitará pagamentos de juros, taxas extras e dores de cabeça.
O software para gestão condominial auxilia também no controle de gastos, tanto pelo síndico, quanto pelos condôminos.