Acordar com a sensação de que algo ruim está acontecendo é desesperador. Isso é o que acontece quando uma pessoa sofre com pesadelo. Atualmente, milhares de pessoas têm seus sonhos interrompidos por este acontecimento durante o sono.
Algumas pessoas procuram profissionais que decifram sonhos para tentar entender o que se passa, mas a maioria acha que o pesadelo é apenas sinal de uma mente cansada. O que a ciência diz a respeito disso? O que está por trás dos pesadelos? Isso é o que você vai descobrir agora.
O que são pesadelos?
É preciso deixar claro que um sonho ruim é diferente de um pesadelo.
O pesadelo é um sonho que realmente parece realidade, ameaçador e que perturba completamente a tranquilidade do descanso. A pessoa fica inquieta, apavorada e demora ou não consegue voltar a dormir.
O pesadelo acontece geralmente durante a fase mais profunda do sono. E como saber se é um sonho ruim ou um pesadelo? Durante um sonho ruim, as pessoas continuam dormindo. Já no pesadelo, as pessoas acordam geralmente assustadas.
O pesadelo é causado pelo quê?
Não há causas determinadas que justifiquem os pesadelos. O que pode decorrer para que uma pessoa tenha quadros de pesadelos são acontecimentos e situações do dia a dia que contribuem para isso.
Por exemplo, alguns medicamentos controlados podem dar esse efeito colateral, abuso de álcool e outras drogas, muita ansiedade e estresse, assistir, ouvir ou ler histórias de terror, não dormir regular por algumas noites, histórico familiar, algum trauma, problemas de saúde mental como a depressão, a falta de alguns medicamentos e outros.
Quando é melhor procurar um médico?
Algumas pessoas preferem ficar decifrando os sonhos ruins e pesadelos, no entanto, se é algo que acontece com frequência, o mais indicado é procurar um médico para saber se não há tratamento.
Quando os pesadelos são frequentes, isso pode indicar Transtorno do Pesadelo. Esse problema precisa ser tratado e apenas o médico pode ajudar, pois se trata de um distúrbio do sono. Seu tratamento vai garantir mais qualidade de vida para a pessoa, pois esse transtorno geralmente afeta a saúde física, mental e emocional de um indivíduo.
Quem pode ter pesadelo?
Qualquer pessoa pode ter pesadelos, inclusive crianças. Mas atenção você que é pai ou mãe: se o seu filho tem quadros recorrentes de pesadelo, procure ajuda médica o quanto antes para que esses episódios não afetem o seu desenvolvimento como pessoa.
Temas repetitivos em pesadelos
De acordo com uma universidade do Canadá, uma pesquisa realizada com dez mil pessoas revelou que o tema mais repetitivo em pesadelos é a agressão física. Outro tema muito comum é o de morte e ameaças.
É possível não ter pesadelos?
Isso depende muito de pessoa para pessoa. Tem pessoas que mudam alguns hábitos e reparam uma melhora nesse sentido. A verdade é que pesadelo todo mundo vai ter em algum momento, a preocupação deve ocorrer quando esses pesadelos se tornam constantes.
A partir disso, um médico deve ser procurado para que seja feita uma investigação e a recomendação do melhor tratamento possível.