Quando se aproxima o ano de copa do mundo, a maioria das pessoas só quer saber de assistir aos jogos e torcer pelo seu time favorito. Mas você sabia que durante a realização do mundial, há vários pesquisadores de olho em tudo o que acontece para desenvolver pesquisas científicas?
Quase ninguém sabe disso, mas é a partir do resultado dessas pesquisas que algumas técnicas são aplicadas no dia a dia dos jogadores para aumentar sua performance. Muitas pesquisas são realizadas após a realização desse grande evento de futebol, para melhorar não só a vida dos atletas como também da população em geral.
Veja agora como a copa do mundo auxilia no desenvolvimento de pesquisas científicas.
Como as competições contribuem para as pesquisas científicas?
Esse, geralmente, não é um assunto do interesse de muitos que desejam falar sobre a copa do mundo. Mas é muito importante para algumas áreas desse esporte, já que é a partir dela que alguns avanços são possíveis para melhorar o rendimento do atleta.
As pesquisas científicas ocorrem em várias competições e a copa do mundo é uma delas. Esse grande evento mundial tem uma importância enorme para pesquisadores que não perdem um lance e observam tudo o que acontece no decorrer dos jogos. A partir disso, aparecem coletas de dados que, no futuro, irão se tornar estudos científicos.
O site da FIFA contém muitas informações e dados de pesquisas que são disponibilizados para pesquisadores de forma gratuita. A FIFA, através de uma empresa contratada, faz a coleta desses dados e coloca em seu site, visando os avanços nessa área.
Quais avanços que as pesquisas científicas tiveram com relação aos treinamentos?
Durante muitos anos as pesquisas científicas têm impactado na forma como os atletas, sobretudo jogadores, são treinados. Só para citar, houve um período em que uma pesquisa científica mostrou a importância do treinamento ao ar livre.
Não é à toa que a seleção alemã ganhou a copa do mundo de 2014, aqui no Brasil, pois essa foi uma estratégia utilizada pela seleção.
Aliás, esse time durante a copa em solo brasileiro, acompanhou e escutou com atenção o veleiro Mike Horn e levou a sério o que pesquisas científicas realizadas há mais de 60 anos diziam sobre as melhorias nos treinamentos quando ocorridos ao ar livre.
Ambiente científico no Catar
A copa do mundo no Catar não só é assunto para aqueles que gostam dos melhores palpites copa, mas também para quem gosta de ciências.
Depois de algumas pesquisas científicas já realizadas em anos anteriores, o país investiu na ciência do esporte, com um centro esportivo chamado ‘Aspire Academy’. Esse centro esportivo foi criado para tratar de várias áreas da ciência no esporte, sempre visando o melhor desempenho dos jogadores.
Algumas das áreas estudadas são relacionadas a parte cognitiva, motora, nutritiva, psicológica e a física dos jogadores. A estrutura deste centro envolve desde pesquisas até a divulgação científica ligada ao esporte e desempenho.
Esse centro possui pesquisadores de algumas partes do mundo, inclusive do Brasil. O Catar investiu em um ambiente científico visando a copa do mundo, com áreas médicas unidas com instituições de ensino.